Nós sempre estamos falando em nossos posts sobre assuntos atuais, modernidades e tendências que estão acontecendo no universo de esquadrias de PVC, mas conhecer um pouco mais sobre a história do nosso produto sempre é uma oportunidade de adquirir conhecimento. Sendo assim hoje nós vamos falar um pouco sobre a história das janelas, é claro que não vamos conseguir contemplar todos os pontos que compreendem o assunto, até porque a história sempre é interpretativa e muda com o passar dos anos, nossa intenção com nosso post de hoje é compartilhar este tema que nós adoramos com você, que já parte da família Weiku do Brasil!


Os primeiros registros da utilização de aberturas que lembram janelas, datam do ano de 4000 AC nas casas de Persepólis a antiga capital do império Persa, a utilização dos primeiros caixilhos e folhas surgiram no palácio de Minus na Grécia, os gregos tem forte influência na história das janela já que foram eles que iniciaram a ornamentação das janelas nas casas com átrio que ficavam de frente para o pátio. Os romanos também influenciaram fortemente a história das janelas, eles foram os primeiros a introduz ir a utilização de janelas nas aberturas por volta do ano 100 DC. Com o passar dos anos mais especificamente no período barroco que no Brasil se iniciou no século XVII e foi, uma época marcada pela criatividade e originalidade, estas características também se estenderam as janelas, foi nesta fase que as aberturas começaram a ganhar formas redondas, elípticas e de geometria livre. No período do classicismo as janelas começam a ganhar maior importância, é neste período que as janelas caixão ganham destacam-se por oferecerem isolamento termoacústico, apesar de contarem com pouca durabilidade e também difícil manuseamento. Na segunda metade do século XIX as janelas com formato tradicional voltam a ganhar força, é nesta época que o ferro começa a ser utilizado na fabricação das janelas. Com o início de um novo século novas ideias e conceitos surgem e foi diante destes elementos que no início do século XX surge o movimento Arte Nova, período este que as janelas ganham variedade, com coloração do vidros e também a utilização de elementos florais, diante deste contexto surge o período de tradicionalismo que volta a utilizar técnicas artesanais no desenvolvimento das janelas, mas com novas ideias arquitetônicas, é neste período que surge um novo conceito de janelas com a utilização de vidros de maiores dimensões aliado a uma melhor qualidade. Os anos 50 foram marcados pela influência da arquitetura escandinava, neste momento também inicia-se a utilização do alumínio no desenvolvimento das janelas, a preocupação com o ambiente interno e externo, é marcado com o Regionalismo surgido nos anos 60. A última metade do século XX ficou marcada pela ampla utilização da madeira nos projetos.

fotos 10_21_2015 (1)

Com o avanço e desenvolvimento da construção civil a demanda por materiais que aliam design, durabilidade, praticidade e qualidade são indispensáveis, neste contexto o PVC mostra que é a evolução do material para o desenvolvimento de janelas, o PVC foi inventado no de 1954 na Alemanha para se ter uma ideia da qualidade e durabilidade do material, no museu do PVC também localizado na Alemanha ainda é possível ver os primeiros perfis de PVC fabricados. A Weiku é responsável pela elaboração do composto do PVC, aplicando no desenvolvimento dos perfis a tecnologia alemã que atende as particularidades do clima brasileiro, além disso a Weiku conta com equipe própria de instalação e também a garantia nos perfis, trazendo desta forma a verticalização dos produtos e serviços oferecidos aos clientes.

fotos blog 06_03_2015 (4)

fotos 05_07_2015 (8)

fotos 10_21_2015 (2)

E você conhece algum fato da história das janelas e quer compartilhar com gente? Visite o nosso canal no Youtube e veja o vídeo que conta um pouco sobre a história das janelas.