A arquitetura brasileira é mundialmente conhecida pelas suas grandes obras. Traços modernos e distintos, influenciam acadêmicos, jovens profissionais e continuam a servir de referência em diversos projetos. Você que nos acompanha sabe que sempre estamos publicando obras com arquitetura moderna e arrojada localizadas em diferentes lugares do mundo, estes posts tem feito o maior sucesso, então pensando em continuar a trazer assuntos que fazem parte do universo Weiku a partir de hoje vamos começar a falar um pouco da arquitetura brasileira em especial sobre os grandes nomes da nossa arquitetura e seus maiores projetos, e nada melhor do que começarmos com um dos maiores nomes da nossa arquitetura: Oscar Niemeyer.
Nascido na cidade do Rio de Janeiro em 15 de dezembro de 1907, Niemeyer começou ainda jovem a desenvolver os seus projetos na Escola Nacional de Belas Artes, onde conheceu o também renomado arquiteto Lúcio Costa com quem mais tarde viria a colaborar no projeto para o Ministério da Educação e Saúde atual Palácio Gustavo Capanema. Fortemente influenciado pelo arquiteto suíço Le Corbusier, Niemeyer teve como primeiro grande projeto o desenvolvimento do Conjunto Arquitetônico da Pampulha e localizado em Belo Horizonte o projeto este que além de contar com a edificação da Igreja da Pampulha trouxe atenção internacional ao arquiteto.
No ano de 1956 Niemeyer foi convidado para arquitetar ao seu mais famoso projeto: Brasília, a nova capital federal o projeto que abrangeu entre outros elementos a criação do Congresso Nacional, o Palácio da Alvorada, Palácio do Planalto, O Supremo Tribunal Federal, e a Catedral de Brasília, foi um marco da arquitetura brasileira e considerada uma obra-prima da arquitetura mundial, os traços fortes e modernistas de Brasília ainda são referência na arquitetura, fazendo com que diversos profissionais visitem a capital federal para conhecer e se inspirar no projeto.
Além do desenvolvimento de Brasília, Oscar Niemayer arquitetou outros projetos que são expoentes da arquitetura brasileira e internacional, das quais podem ser destacadas:
-Memorial da América Latina;
-Museu de Arte Contemporânea de Niterói;
-Museu Oscar Niemeyer.
A genialidade de Oscar Niemayer se estendeu a outros projetos além da arquitetura como design, literatura e escultura mostrando a sua versatilidade na realização de suas obras. Niemeyer faleceu em 2012 e deixou um legado incalculável, influenciando diversas gerações de profissionais e artistas que tem em suas obras inspirações para seus projetos.