Quem nunca ouviu falar no Museu do Louvre? Localizado em Paris, na França, ele é o mais famoso e um dos museus mais visitados no mundo. Reúne obras dos mais importantes artistas e é a casa de diversas obras renascentistas e coleções de artefatos egípcios.
Além do prédio histórico, o Louvre abriga uma imponente pirâmide de vidro, situada bem no centro do complexo. Nessa estrutura, o moderno e o clássico se misturam. Essa famosa pirâmide foi concluída em 1993 e, a partir de então, o número de visitas aumentou consideravelmente. Enquanto a modernidade marca esse espaço, o famoso palácio – que hoje abriga as obras de artes mundialmente famosas, como A Monalisa, de Leonardo Da Vinci – começou a ser erguido em 1190.
O Rei Filipe II providenciou a construção de uma fortaleza para defender Paris a oeste contra os ataques dos Vikings. Entretanto, só no século seguinte que a construção foi transformada em um palácio e passou a abrigar a monarquia francesa. Foi nesse espaço que o governo francês teve sua sede, até o reinado de Luís XIV. Este monarca deu início ao que hoje conhecemos como o principal museu do mundo. Em 1962, ele ordenou a criação de uma galeria de esculturas antigas na Sala das Cariátides. Com alterações e cuidados constantes, o Louvre se tornou um imenso complexo cultural. O museu, da forma como é conhecido hoje, foi reaberto em 1989. A principal mudança antes da data foi a transferência de órgãos do governo que ainda funcionavam na ala norte. A partir de então, todo o complexo é dedicado à exposição de obras de arte.
Além de um legado para a cultura mundial, a construção é, sem dúvida, uma obra prima para a arquitetura, uma vez que une o clássico e o contemporâneo e mostra os traços da construção de diversos séculos.